quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Síndrome do Pânico - Cuidado!

Como falei no primeiro post, estou com um problema de saúde e esse foi um dos motivos que me levou a fazer esse blog. Esse problema é justamente a "Síndrome do Pânico" ou "Transtorno do Pânico".

Síndrome do Pânico: 

        O que é? -> É um transtorno psicológico caracterizada pela ocorrência de inesperadas crises de pânico e por uma expectativa ansiosa de ter novas crises.
       Quais são os sintomas? -> Os sintomas, geralmente são: aflição no peito, taquicardia, contrações musculares, medo de perder o controle, sensação de morte iminente, ansiedade.. são sintomas psíquicos e físicos. Entre essas crises há pensamentos negativos tbm, como de que a pessoa vai perder o controle, vai desmaiar, que está enlouquecendo ou que vai morrer. Entre outros sintomas, mas estes citados são os que a maioria das pessoas com esse problema citam.
       O que causa o Transtorno do Pânico? -> Bom, são muitos os fatores que podem levar uma pessoa à crise do pânico. A pessoa se sentir muito responsável por muitas coisas, eventos que trazem ansiedade, um assalto, acidente, etc.
       E o Tratamento? -> Bom, o tratamento você tem duas maneiras, remédios para evitar apenas as crises (assim você vai ter uma vida controlada, o que eu não indico) e a outra maneira é na psicologia (é o mais indicado, pois você faz o tratamento sem remédios e começa a ter um controle da sua vida e ter uma vida normal). Outra dúvida que pode surgir, é se tem cura.. tem cura sim, mas se a pessoa cuidar logo!


Gente, esse problema todas as pessoas podem adquirir, por isso é importante que você tenha uma vida saudável, tranqüila, que converse sempre que puder com alguém pra desabafar algo (evitem guardar algum sentimento pra você, seja de alegria, seja de tristeza.. compartilhe!!), pessoas tímidas estão mais propícias à esse problema, pois elas começam a se sentir diferente das outras pessoas e acabam se afastando mais e mais.
Outra dica importante, quando você começa a ter as crises. Você, vai no médico faz uma série de exames e NADA! Tenha calma, pois isso leva ao desespero. Eu por exemplo, sempre tive esse problema, sempre que eu digo, é sempre mesmo. Desde criança quando eu passava por um momento de ansiedade, emoção, uma apresentação do dia das Mães que eu fui fazer, por exemplo, passei mal, desmaiei e depois da apresentação eu perguntei para a minha mãe: " E a minha apresentação?" Mas essas crises eram uma vez perdida. Mas em novembro do ano passado, no dia que fui fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), passei mal... no segundo dia nem fui, e no dia que eu fui para a escola passei mal também.. fui no médico, fiz todo tipo de exame e não acusou nada, tudo normal. Foi ai que o desespero aumentou, eu pensava: "Tenho uma doença que nem os médicos sabem o que é!", aquilo era horrível para mim. E ainda chegavam pessoas pra mim e diziam, isso é falta de "força de vontade", o que piorava a minha situação. Tive que sair de casa e ir morar com a minha mãe, lá eu fiz novos exames, cheguei a fazer até de coração. Só descobrimos quando eu pedi para ir à uma psicóloga e lá contamos. Ela disse de cara o que era, e me deixou até feliz.

Para deixar mais claro para vocês, encontrei esse vídeo que explica tudo e é bem simples!

Bom, espero ter alertado a todos e cuidadoo!!
Para saber mais, clique aqui->  http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/panico.html
BJOK's da Pri!




email: blogdapri@hotmail.com

2 comentários:

  1. te admirando pela sua força de vontade continue assim e pode contar pro que der e vinher seja essa pessoa maravilhosa e ciumenta seja muito feliz de seu cumpade de hoje e sempre thiago

    ResponderExcluir
  2. Own, brigadão compadre, eu sei que posso contar contigo sempre, apesar da raiva que tu me faz, e me deixa com ciúmes do meu love.. rsrs
    Grande Abraço pra ti e Cy, um um super-beijooo no meu bebê!

    ResponderExcluir